BRINCANDO DE ESCONDE-ESCONDE
Uma das primeiras brincadeiras que se faz com o bebê logo ao nascer é a do “Cadê, achou”, a qual (normalmente) a família coloca uma toalhinha no rosto da criança questionando onde ela está (falando o seu nome). Ao retirar, o adulto diz que a achou. Um outro jeito de realizar a brincadeira é o adulto colocar suas mãos em seu rosto repetindo as perguntas.
(Imagem disponível no site: https://images.app.goo.gl/KMzPTaX QLmPacqw2A) |
Conforme a criança for crescendo, a forma de interação através da brincadeira vai ampliando. E essa é a proposta de hoje: brincar de esconde-esconde.
A primeira possibilidade da brincadeira é se esconder pelos cômodos da casa e deixar que a criança procure pelo papai, mamãe ou responsável que estiver em casa. Caso tenha um irmão mais velho, os manos podem procurar pelo familiar juntos.
Imagem disponível no site: https://br.freepik.com/fotos-premium/bebe-brincando-de-esconde-e-esconde-atras-da-cortina_2181912.htm |
Além dessa forma de brincar, objetos também podem ser escondidos em uma caixa ou em lugares de fácil acesso para o pequeno. Dessa forma a possibilidade de ampliar o vocabulário da criança é maior ainda, pode-se questionar a criança onde está o objeto, falando a cor que o corresponde para que ela vá em busca. Esconder objetos em caixas ou até mesmo em copos plásticos é uma variação da brincadeira.
Imagem disponível no site: https://images.app.goo.gl/ RAcuGoFQqnCU7vX69
Dica de música: Esconde-esconde, Mundo Bita (disponível em https://youtu.be/QvP6h2vLPyI).
Objetivo: desenvolver noção de causa e efeito através de atividades e jogos
Aproveite este momento em família e nos conte como foi a brincadeira através de fotos e/ou vídeos compartilhando conosco no e-mail da turma:
pedacinhodoceuturmamista@gmail.com
*Lembrem de identificar o retorno da proposta, pode ser no título do e-mail, nome da criança e o turno em que frequenta a escola.
Fiquem bem, se cuidem!
Com carinho, profes Adri (manhã), Chica (tarde) e auxiliar de ensino Carol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário