segunda-feira, 17 de maio de 2021

QUEM É? O QUE É?

 Semana do dia 17 a 21 de maio de 2021


Quem é? O que é?


Desde o nascimento os bebês já vão conhecendo o mundo do qual fazem parte e se reconhecendo como parte daquilo que vivenciam: a família da qual fazem parte, os objetos da casa, entre outros. Cada um é chamado de forma diferente e reconhecido pela criança conforme lhe é apresentado.

A proposta de hoje é fazer o reconhecimento das pessoas do convívio das crianças através de fotos. Para isso, serão necessárias fotos impressas com os familiares que a criança convive. Pode ser uma foto ou mais da mesma pessoa. Coloque as fotos em cima de um tecido, do tapete da sala ou até mesmo em cima da cama e pergunte a criança: "Quem está nessa foto?", ou até mesmo a pergunta pode ser realizada de forma diferente, para que a criança reconheça em foto as pessoas que fazem parte do seu cotidiano, pode perguntar, como exemplo: "Onde está a mamãe", para que a criança aponte.

(Imagem disponível em https://images.app.goo.gl/TzPopMkSzHWeuYYs6)


Caso a família não tenha foto revelada ou impressa, pode ser usada as fotos do telefone da família, ou até mesmo fazer uma rodinha em família, fazendo as mesmas perguntas para a criança. 

A mesma proposta pode ser realizada com objetos e brinquedos da criança, questionando o nome de cada um, incentivando ela a falar ou até mesmo a procurar por eles.

(Imagem disponível em https://images.app.goo.gl/jFQyaMh36v6KZs9r6)


Objetivos: 

O eu, o outro e o nós (EO)

  • Construir sua identidade progressivamente a partir do meio em que vive e com as pessoas com quem convive. (EI01EO01CB-02)

  • Participar de momentos de interação com crianças da mesma idade, outras idades e adultos, explorando espaços, materiais, brinquedos e objetos. (EI01EO03CB-03)


Traços, sons cores e formas (TS)

  • Desenvolver a percepção auditiva, visual e tática, através de atividades que proporcionem o envolvimento em diversas formas de expressão. (EI01TS03CB-01)



Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF)

  • Reconhecer personagens e objetos através do uso de livros ilustrativos, estabelecendo algumas relações, balbuciando, emitindo palavras, apontando com o dedo. (EI01EF04CB-01)


Já estamos curiosas para saber como foi esse momento em família. Por isso aproveite e nos conte como foram as reações da criança durante a proposta, enviando fotos, vídeos e relatos desse momento para o e-mail da turma: pedacinhodoceuturmamista@gmail.com 

*Lembrem de identificar o retorno da proposta, pode ser no título do e-mail, nome da criança e o turno em que frequenta a escola.

Fiquem bem, com carinho:

Profes Adri (manhã), Chica (tarde) e auxiliar de ensino Carol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MENSAGEM DE FINAL DE ANO!!!

      QUERIDA FAMÍLIA...QUERIDA CRIANÇA! (MENSAGEM ADAPTADA DO LAÇO E ABRAÇO,  DO AUTOR MÁRIO QUINTANA)   EU NUNCA TINHA REPARADO COMO É CUR...